
Nos anos 50, foi pioneiro na instauração de cursos profissionalizantes, inclusive com Classes Empresas, que se deslocavam em função das necessidades do mercado de trabalho. Foi nessa década que o Instituto Americano de Lins deu continuidade a sua proposta pedagógica, chegando ao Ensino Superior, mediante à criação da Faculdade de Odontologia de Lins, fundada em 1954 e que, no início de 1997, passou a fazer parte da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, através de um convênio entre as instituições, para expansão do compus universitário em Lins.
Atualmente, o projeto educacional do IAL é trabalhado com muito compromisso e seriedade por uma equipe competente, onde a tecnologia também não fica para trás. O IAL mantém o Portal Educacional, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, permitindo desenvolver atividades e projetos que transcendem as ferramentas básicas do computador, como a construção de livros, divulgação de avaliações, comunicados, simulados e acompanhamento escolar, pelos pais, diariamente, através da internet.
Todos esses projetos ajudam o IAL a alcançar seu objetivo maior: contribuir para a formação de cidadãos conscientes e completos, preparando-os para transporem os obstáculos da vida, como acreditava o fundador Rev. Clement Evans Hubbard. Ainda nos nossos dias de hoje, aos 80 anos de existência, a filosofia da educação proposta pelo fundador permanece em nossa gestão: “educar para a vida, onde o homem deve ser visto na sua totalidade a fim de se preparar para a realização pessoal e profissional.”
Não podemos deixar de mencionar a valoração dos esportes no Instituto Americano de Lins, onde várias modalidades esportivas são contempladas e alunos se destacam no cenário local, regional e estadual, na Natação, indo mais longe e colocando o nome do IAL em evidência.
O IAL possui atualmente os segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação profissional em nível de pós-médio, e possui mais de 1400 alunos matriculados.