
A Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, foi criada em 23 de fevereiro de 1948 pela Lei Estadual nº. 77, chamada na época, Escola Industrial, a qual extinguiu o Núcleo de Ensino Profissional que vinha funcionando desde 1934 e encampando a Escola Profissional Feminina Municipal, que funcionava juntamente com o Núcleo de Ensino Profissional. Da junção destas duas escolas, nasceu a Escola Industrial funcionando somente com classes femininas.
Em 1950 ingressa a primeira turma masculina e instala-se o curso de Mecânica de Máquinas. A equiparação da Escola Industrial às demais escolas secundárias foi efetivada pelo Decreto Estadual nº. 32.107, de 21 de janeiro de 1953. A Lei Estadual nº. 3.904, de 18 de junho de 1957, atribui como Patrono da Escola, a Profª. Anna de Oliveira Ferraz (1883-1932), de temperamento dócil, rigor de caráter e de repassada bondade, consagrou toda a sua vida ao ensino primário, numa época em que tudo era difícil e os recursos os mais parcos imagináveis.
A preocupação de ensinar já lhe era inata e instala uma escola para alfabetização dos operários das Cerâmicas de Santa Gertrudes. Por essa razão a Escola Industrial de Araraquara homenageou e reconheceu o seu trabalho destacado e desenvolvido em prol do ensino, instituindo-a como Patrono da Escola.