
Como Instituição educativa confessionalmente católica, salesiana, que segue os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco e as Linhas Orientadoras da Missão Educativa das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o Colégio de Santa Inês tem a missão de educar evangelizando e formar integralmente seus alunos, orientando-os para a vivência dos valores humano-cristãos e para a participação social como cidadãos solidários, protagonistas da própria história e que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna.
O Colégio de Santa Inês considera que o acesso a educação é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.
Além disso, considera as dimensões do “educar” e do “cuidar”, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.
Fazendo parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE), o Colégio de Santa Inês entende a educação como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com a sociedade, cresce e se constitui como pessoa. Nesse sentido, a educação ultrapassa o espaço da escola e incide sobre a totalidade da vida do educando.
Nesse sentido, o ensino é concebido pelos educadores da RSE como um conjunto sistemático de ações, cuidadosamente planejadas, ao redor das quais conteúdo e forma articulam-se permanentemente. As atividades permitem que professor e aluno compartilhem parcelas sempre maiores de significados em relação aos conteúdos do currículo escolar, onde e o professor orienta suas ações para que o aluno participe em tarefas e atividades que o aproximem cada vez mais dos conteúdos que a escola tem para ensinar.