
Sobre o Instituto Metodista Granbery
O Colégio Metodista Granbery começou sua trajetória em Juiz de Fora no ano de 1889, inicialmente como “Juiz de Fora High School”, situado à rua Santo Antônio com Marechal Deodoro, passando por diversos endereços até, finalmente, se estabelecer à Rua Batista de Oliveira (à época denominada Rua Comércio) n° 1145, onde ocupou três casarões que posteriormente se tornaram edifícios, com área de esporte e a aquisição de várias propriedades no entorno.
O primeiro prédio, chamado de Granbery, teve sua inauguração em 1903. Os primórdios são bem curiosos e iniciam anos antes, em 1884, com pastores metodistas chegando à cidade para evangelizar. Posteriormente, em 1886, chega ao Brasil o Bispo John Cowper Granbery, para participar da “Conferência Anual da Igreja do Brasil” em Juiz de Fora e vislumbra a possibilidade de um colégio Metodista voltado à evangelização e formação de pastores na cidade.
O reverendo leva a ideia ao “Board of Mission” nos Estados Unidos, que é imediatamente aprovada, trazendo os pastores John MaCPhearson Lander e James William Wolling para iniciarem o projeto, que inaugura com apenas dois alunos: Ludgero de Miranda e Felipe R. de Carvalho.
A proposta inicial da escola teve que ser reformulada ao observar a necessidade de inserir no currículo disciplinas de educação básica junto à formação religiosa.
O colégio tornou-se um seminário teológico e, em 1928, ganhou status de Faculdade de Teologia, permanecendo até 1939, quando foi transferida para São Bernardo do Campo – SP, no bairro Rudge Ramos.
Atualmente, é uma instituição educacional, filantrópica e confessional com consolidação, inovação e metodologias ativas para o novo tempo. Tradição e inovação caminham juntas.
Desde o início dessa caminhada até os dias atuais, o Instituto Metodista Granbery tem trabalhado de modo a promover formação moral, intelectual, religiosa e humana de gerações, a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária.