
Os primeiros colégios particulares de Assis foram instalados no início dos anos de 1940. Uma das iniciativas foi de Dom Antônio José dos Santos, 1°
bispo da diocese de Assis, que criou a Escola Normal e o Ginásio Santa Maria, destinados ao ensino de meninas. Coube às Irmãs Vicentinas a direção e a formação das primeiras gerações de alunas.
O Bloco onde hoje se encontram o teatro e as salas de aula foi construído no início dos anos 60. Nele funcionou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras quando foi fundada. O imóvel ficou abandonado por vários anos, sendo locadas algumas salas do prédio mais novo.
No ano de 1996, Irmã Norma Maria Ravazzi (In Memoriam) e Irmã Vaneti participavam de uma assembleia de religiosas em São Paulo quando souberam do desejo do então bispo de Assis, D. Antônio de Souza, de abrir na cidade uma escola católica que fosse dirigida por religiosas. Movida por esse apelo, Ir Norma fez contato com o sr. Bispo e logo agendaram uma reunião para fazer as tratativas iniciais e estabelecer o início das atividades escolares.
Tiveram papel importante neste processo um grupo de ex-alunas, leigos engajados na Igreja, profissionais liberais, Mons. José Carlos D’Ângelo e Mons. Floriano de Oliveira Garcez de saudosas memórias. No segundo semestre de 1997 começaram as reformas e adequações do prédio. O Colégio Santa Maria foi reinaugurado pelas Irmãs da Ressurreição no dia 28 de janeiro de 1998.
Um fato interessante que marcou a reforma do prédio foi a destinação dada aos materiais de demolição dos antigos galpões existentes no local. Eles foram reutilizados para a construção de várias casas para moradores de um bairro popular da cidade.
https://santamariadaressurreicao.com.br/